PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO PESSOAL

Ninguém gosta de se sentir à deriva, sem rumo e sem direção. Principalmente quando o assunto é finanças. Quem consegue direcionar e controlar a própria situação financeira se sente seguro e tranquilo, tem mais conforto e menos riscos de ficar endividado.

A falta de controle é o primeiro sinal de alerta de que as coisas podem não estar indo tão bem quanto se imagina, pois é mais fácil fechar os olhos diante de uma situação do que encarar a realidade de frente. E, quando o pior acontece, normalmente é mais cômodo culpar fatores externos do que buscar medidas para corrigir os desvios.

Além dos gastos com produtos de necessidades básicas e fundamentais, também somos movidos pelos desejos e impulsos do que vemos na mídia. Porém, ao colocarmos na ponta do lápis os custos destes impulsos, podemos ter a noção exata do quanto é possível poupar para investir em algo mais produtivo e rentável.

Nem tudo que nos é oferecido é realmente vantajoso. Todo cuidado é pouco ao lidarmos com dinheiro e as possíveis armadilhas que podem provocar um colapso nas finanças pessoais. Valorize qualquer Real conquistado. Gastamos melhor quando o dinheiro que recebemos é fruto de um esforço.

A solução é montar um cuidadoso e bem elaborado planejamento financeiro e gastar de forma equilibrada, de acordo com as suas necessidades.

Pensando nisso, criamos esta cartilha para você. Ela serve como um guia e tem o objetivo de ajudar a despertar em você o hábito de planejar suas finanças, fazer uma reserva para o futuro e, assim, melhorar sua qualidade de vida desde agora. Esta cartilha está na sua segunda edição totalmente atualizada.

Faça o download e tenha acesso ao conteúdo completo.

Download PDF

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *