Quando se trata de empreender, ter dinheiro em caixa é algo essencial. Umas das formas do empreendedor obter fundos para iniciar ou ampliar o negócio, é solicitando um empréstimo.

Contudo, o empréstimo pode se tornar uma dívida de longa duração. O seu uso precisa de muito planejamento para que as finanças não saiam do controle e comprometam a viabilidade do negócio.

Planeje o uso do dinheiro emprestado

Saber o quanto de dinheiro é necessário e de que forma será usado é o primeiro passo.  

Para calcular o valor necessário, é essencial fazer uma análise das finanças do negócio e saber onde o dinheiro será aplicado.

Conheça sua capacidade de pagamento

Some todas as suas dívidas ou todo o valor necessário para iniciar o negócio e leve em consideração todos os prazos para pagamento.  

Essa análise interna vai permitir apontar o saldo negativo que precisa ser quitado.  

Saiba que o novo empréstimo continua sendo um débito, porém com um novo prazo estendido e a possibilidade de colocar em dia todas as contas.  

Veja o empréstimo como um investimento

Se o empréstimo for para realizar novos investimentos ou expandir a atuação da empresa, é necessário levantar o volume de recursos financeiros necessários para realizar as atividades para o processo.  

Para saber mais sobre linhas de crédito e receber orientação para investir, procure o Sebrae em Rondônia ou ligue 0800 570 0800.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *