Cooperativa de Crédito é uma instituição financeira formada por uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica própria de natureza civil, sem fins lucrativos e não sujeita a falência.

As cooperativas de crédito têm como objetivo propiciar crédito, prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso para seus associados (por exemplo: taxas de juros menores e mais agilidade do que os bancos) e são reguladas pelo Banco Central. Portanto, seguem regras e são fiscalizadas. Há total controle sobre as operações. Cada Cooperativa de Crédito (chamada de Cooperativa Singular) deve estar filiada a um Sistema de Cooperativismo de Crédito que confere suporte da operação.

SERVIÇOS OFERTADOS

As Cooperativas de Crédito oferecem aos seus associados todos os produtos e serviços que um banco oferta. Os principais são:

1- Empréstimos para empresa e pessoais / Financiamento;

2- Conta corrente / Cheque especial / Conta salário;

3- Poupança cooperativada comum e programada;

4- Recebimento de contas / Débitos em conta / Pagamentos;

5- Cobrança;

6- Antecipação de recebíveis;

7- Aplicações financeiras (recibo de depósito a prazo, recibo de depósito cooperativado com taxas pré e pós-fixadas);

8- Cartões de afinidade e de crédito / Débito;

9- Seguros;

10- Microcrédito.

Como vantagens, as cooperativas podem ser dirigidas e controladas pelos próprios associados, que planejam as ações. Também possuem retenção e aplicação dos recursos de poupança e renda no próprio município, contribuindo para o desenvolvimento local. Além do mais, as cooperativas possuem menor custo operacional em relação aos bancos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *